quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Opinião - Obra Literária “A arte de fazer um jornal diário” de Ricardo Noblat

 A boa escrita é imprecindivel para um grande compreensão de um bom texto, além de outros fatores como sua organização, estrutura, formação de linguagem e entre outros. No Livro ´´A arte de fazer um jornal diário''. da autoria do jornalista consagrado, Ricardo Noblat, consiguiu atingir bons olhos em relaçao a sua leitura, mostrando ser um livro limpo e com muita certeza de seus argumentos e opiniôes. É notável a preocupação do autor na forma em que iria escrever e dialogar com o leitor, isso é muito importante para a construção de qualquer texto. Eu realmente achei o livro uma grande obra arte, uma escrita adequada, coerencia em seus argumentos, fatos e versôes claras em seu contexto, ousadia e pricniaplmente uma linguagem limpa. O autor foi bem explicito em cada pagina do livro, mostrando seu posicionamento em cada situação ocorrida em sua carreira e como superou seus proprios desafios. Confesso que o autor em certos momentos poderia ter sido mais esclarecedor,mas foram em poucos momentos,o livro em quase seu todo teve minha aprovação e respeito
 Noblat argumenta, sintetiza e analisa muito bem suas teorias e argumentos, não me surpreendi com sua escrita, pois seu profissionalismo jornalistico o ajudou nesse sentido. Na minha opiniao ele poderia tambem em certos momentos ter aprofundado mais no assunto e não ter desviado seus pensamentos para outros horizonte, mas isso não tirou a clareza de suas palavras e expressôes. É uma questão de organização de pensamento, varios escritores e poetas brasileiros e estrangeiros ás vezes usam a emoção demais em suas palavras e esqueçem do assunto em questão.  
 O começo do livro é misterioso e inusitado, um dialógo bem literário entre um jornalista e cidadão em uma banca de jornal. A partir desse momentoo leitor é conduzido pela curiosidade de uma forma ´´assustadora'', que não consegue parar de ler o livro, parece um vício, um amor massacrante ou uma droga bem pesada. Por isso gosto de dizer que todos os livros, mesmo os mais realistas, sempre são escritos com uma pitada bem romantica de literatura clássica, pois é isso que leva o leitor ao delirio total quando começa a ler o livro.
 A maneira de escrever é muito importante para qualquer profissional da comunicação, por isso o autor ao decorrer da leitura deixa dicas para seus leitores como por exemplo fazer seu discurso sempre em forma direta. Eu não acredito que a melhor maneira de mudar sua maneira de escrever é alterar o modo de dicusrso e sim saber ouvir sua maneira de escrever ou seja ler o sua escrita em voz alta. O cuidado com a ordem direta e indireta do diálogo é muito importante, pois o principal hoje é a intonação presente na sua mateira, isso se chama força das palavras. Na leitura aprendi muito, pricipalmente na forma de escrever, mas nao podemos parar, o hábito da leitura é imprecindivel para tudo, principalmente para a formação de opinião.
 Aprender jornalismo não é ter e sim ser, ver e sentir todas as açôes que vivemos, o ato de investigar é muito importante, para isso temos que ter como base a boa escrita e leitura. Nesse livro eu fui bem critico em meus argumentos, fiz elogios e critiicas verdadeira e tirei ennsinamentos de cada página lida. Diante desse cenário podemos observar que o jornalismo é feito de sonhos e riscos para aqueles que consiguirem entrar nessa grande aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário