quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Eleições 2012: A escolha correta

O Brasil inteiro vai ás urnas no domingo, sete de outubro, escolher candidatos para o cargo de prefeito e vereadores de seus municípios.

As eleições municipais estão se aproximando e esse ano será a primeira vez que vários jovens irâo exercer o poder do voto. Por isso nessa eleição é muito importante à contribuição desse eleitorado para eleger os novos representantes do município. É necessário considerar que o aumento desse eleitorado tem como consequência a mudança de discursos e propostas políticas dos candidatos. Segundo dados de julho desse ano do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), vão votar aproximadamente 2,5 milhões de votantes entre 16 e 17 anos.

A região da Savassi, localizada na capital mineira, é um grande centro, como uma considerável circulação de comercio e divulgação politica . Esse cenário é resultado de uma elevada modernização que aos poucos foi tomando espaço na região, sancionado pelos antigos governantes, tornando-se um local com uma boa movimentação de pessoas. A política é forte nesse ambiente, pelas recentes instalações de comitês nas redondezas, por exemplo, do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Patrus Ananias, que tem um grande eleitorado nessa região. Segundo Emerson Rodrigues seu grande aliado nessa eleição, ele incentiva o eleitorado jovem.

As eleições municipais nesse ano prometem sofrer uma grande demanda de candidatos e de eleitores, devido a expansão da política e dos centros urbanos. Essa justificativa se relaciona com a modernização rápida das capitais brasileiras como, por exemplo, Belo Horizonte que sofreu nos últimos anos uma grande estruturação de seus centros. Segundo dados vinculados ao TSE( Tribunal Superior Eleitoral), a capital mineira nessas eleições promete ter o maior numero de candidatos a vereador e essa estatística leva a uma delicada  e longa discussão.

Para o cientista político, Rodney de Souza Pereira, o eleitorado deve ser exigente com as propostas dos candidatos, pois nesse assunto está o futuro do município. “O eleitor não cobra e não exige uma ação efetiva do seu representante e muitas vezes trocam o seu voto que demorou tanto para conquistar por favores” argumenta o professor universitário de ciências. A pesquisadora e historiado, Walkiria Moraes, acredita que o jovem não é consciente devido a força dos governos e da mídia “Precisamos de um governo consolidado e nunca conseguimos chegar a ele, por causa do marketing e das promessas sem fundamento dos políticos” contra a historiadora.

O estudante de ensino médio, Pablo Soares(19), diz que não vê o jovem como solução de vários problemas, mas como uma peça de um importante quebra-cabeça. “Não existe uma pessoa que se torne responsável por salvar a sociedade, todos nós somos importantes para a construção democrática dos país, fazer a nossa parte é essencial” conta o garoto que pretende cursar medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para todos essa realidade social e politica será mais evidente nessa eleição . O eleitor deve estar atento e informado sobre esse assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário