sábado, 13 de outubro de 2012

11 de Setembro. Uma análise do sistema



Há onze anos vimos de forma assustadora imagens chocantes que não conseguimos esquecer. A maior potencia mundial (EUA), sendo atacada de maneira inesperada por terroristas que projetaram a queda  de dois aviões na direção World Trade Center. Um terceiro avião atingiu o Pentágono e o quarto falhou o alvo, graças à resistência heroica dos passageiros.

 Para entendermos esse ocorrido é necessário dizer só por informar que esse acontecimento dramático resultou na morte de três mil pessoas . Pelos seus efeitos devastadores, esses atentados foram justamente comparados a um ataque militar e mobilizaram os recursos de defesa norte-americanos. Foi sem dúvida nenhuma o maior atentado de ordem terrorista no mundo já divulgado pela mídia mundial.

 Os Estados Unidos é um país economicamente emergente, devido a crise econômica iniciado em 2008. Aos defensores da potencia, não se assustem, a nação não irá deixar de exportar, importar e consumir produtos.. Essa instabilidade econômica não foi passageira e resultou em grandes prejuízos, mas devemos considerar pelo menos a tentativa dos governantes em uma solução, diferente em outros países.. O acontecimento terrorista teve seu papel na fragilização da economia norte-americana, devido aos gastos para reconstruir o que tinham perdido. É uma situação que deve ser refletida, sem bloco de anotação e calculadora.

 A marolinha tanto dita pelo ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, em relação ao impacto da crise no Brasil, é algo a se considerar, porém não concordar com todos os argumentos. Esses esclarecimentos de economia não estão sendo analisados de forma incoerente ou saindo do assunto, é que parece que as pessoas esquecem do desgaste econômico que esse acontecimento terrorista trouxe para a história norte-americana. Não é incorreto dizer sobre mancha social resultante, porém não se deve deixar de considerar  o prejuízo econômico.

Onze anos envolvidos  nesse contexto, que balanço podemos fazer sobre a nossa estrutura  O Mundo está mais seguro? A ameaça terrorista perdeu intensidade? A resposta mais comum a estas perguntas defende que o Mundo está agora mais seguro, mas que a ameaça terrorista ainda subsiste e não pode ser menosprezada. Então não está seguro, como o mundo pode estar 100% de segurança se existem pessoas morrendo por causa de rivalidades civis e políticas entre as nações  realmente é uma grande incoerência dizer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário