terça-feira, 23 de outubro de 2012

Análise: Dom Casmurro de Machado de Assis

   Para falarmos em Literatura Classica Brasileira não poderíamos deixar de falar na genialidade de um dos maiores revolucionarios na arte de escrever e de  inventar histórias, o romancista e contista, Joaquim Maria Machado de Assis. Todas as obras desse escritor eram emblemáticas, despertava diversas sensações nos seus leitores, da simples curiosidade a singela devoção ao ler suas linhas. Para muitos estudiosos da nossa literatura , a obra, Dom Casmurro, é uma de suas maiores historias.



   Dom Casmurro é considerada uma das maiores relíquias da historia da Literatura Brasileira, sendo reconhecida mundialmente, alguns dizem que foi nesse livro que Machado de Assis, conquistou o mérito de grande gênio da Literatura, porém ainda existem varias contradiçoes diante desse afirmação. A história desse livro é envolvido pelo triangulo amoroso entre Bentinho. Capitu e Escobar, tornando assim um enredo um grande drama, mostrando a intolerancia familiar, a corrupção do clero, o incesto e a sociedade alienada e injusta. O livro é muito interessante em sua forma de abordar aquela sociedade, mostrando de uma forma bem realista o cotidiano. Eu me surpeendo quando leio algum clássico da nossa literatura, sempre tem uma preocupação de escrever bem e de fazer uma abordagem adequada para o entendimento do leitor.

Ser ou não ser um bom texto, depende da forma como o proprio leitor avalia, porém devemos ler de tudo, para que possamos desenvolver cada vez mais uma opiniao crítica sobre as coisas que nos rodeiam. Em poucas palavras, Dom Casmurro de Machado de Assis, é uma leitura apaixonante.




   



Nenhum comentário:

Postar um comentário